Campus UFV-Florestal forma novos profissionais

7 de fevereiro de 2023

“Gratidão, Ética e Justiça” foram as palavras que nortearam a cerimônia de Colação de Grau dos 70 formandos dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática, Química e Tecnologia em Gestão Ambiental da UFV-Florestal. A Sessão Solene aconteceu na última sexta-feira (3), no ginásio poliesportivo do campus.

Em seu discurso, a reitora em exercício da UFV, professora Rejane Nascentes, ressaltou que os formandos têm muito do que se orgulhar. Além de levarem em seu legado o nome da Universidade Federal de Viçosa, uma instituição que possui excelência em ensino, pesquisa e extensão, os novos profissionais atravessaram os tempos mais difíceis da pandemia durante a graduação. “E como é bom poder dizer que nós, sim, todos nós juntos, conseguimos superar as dificuldades, porque sabíamos que não poderíamos falhar no nosso compromisso maior, que é com a formação de qualidade de cada um de nossos estudantes. Os sonhos de vocês não poderiam ser interrompidos ou comprometidos, ainda que fosse por esse terrível motivo de força maior, que afetou e abalou profundamente a vida de todos. Nós, que hoje aqui estamos, que sobrevivemos a essa terrível pandemia, temos o dever de honrar com as nossas vidas e com as nossas lutas todos aqueles que perderam essa batalha ao custo de suas próprias vidas. Precisamos celebrar o presente, precisamos celebrar as conquistas e continuar lutando pela vida, pela ciência, pela educação, pela democracia, por uma país melhor e por uma sociedade mais igualitária”, disse a professora Rejane.

A oradora escolhida pelos formandos, Hadassa Fortuna Jales, do curso de Agronomia, também destacou que só essa turma sabe pelo que passou. E, por isso, ela fez um pedido a cada formando: “dê um forte abraço no colega ao lado e diga ‘obrigado’. Apesar de termos saudade do ontem, o melhor tempo é sempre o agora.”

A reitora pediu, ainda, que, como ex-alunos, cada um siga o compromisso da UFV de “ser parte do desenvolvimento do nosso país através da educação; cada um de vocês, no exercício de suas profissões, conforme o juramento prestado aqui, tem a partir de agora o dever de atuar para além dos interesses particulares, tendo em vista sempre o bem comum, o interesse público e com respeito aos valores humanos mais caros à nossa existência como coletividade”.

O diretor-geral da UFV-Florestal, professor Antônio Cezar Pereira Calil, iniciou sua fala fazendo referência ao compromisso profissional dos formandos, pronunciado pela formanda Ovidiane Ferraz Lage, do curso de Ciências Biológicas. “No juramento, há o compromisso com a ética e a justiça, assim, vocês têm a missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade”.

No mesmo sentido, o paraninfo escolhido pelos formandos, servidor técnico-administrativo da UFV-Florestal há 13 anos, Rui Tarciso Barbosa Júnior, falou sobre o caráter de privilégio do acesso à educação superior no Brasil. E, assim, enfatizou a importância do respeito e tolerância entre os seres humanos, como irmãos que somos, sem preconceitos baseados nas diferenças físicas, biológicas e culturais. Ao final, desejou que “todos sejam profissionais administradores, agrônomos, biólogos, educadores físicos, cientistas da computação, engenheiros de alimentos, físicos, matemáticos, químicos e tecnólogos em gestão ambiental trabalhando pela paz e pelo bem estar social de todos”.

A homenagem aos pais foi feita pela formanda em Educação Física Dara Tatiane Gonçalves Sousa. Segundo ela, tudo que cada formando conquistou se deve em grande parte aos pais. Assim, a palavra que resume tudo é “gratidão”.

Medalha Presidente Bernardes

Alguns formandos foram agraciados com a Medalha “Presidente Bernardes”. Cunhada em ouro ou prata, ela foi instituída pelo Conselho Universitário da UFV, em 1966, como prêmio honorífico concedido pela universidade aos alunos que tiveram excelência em seus cursos de graduação.

Foi honrada com Medalha de ouro “Presidente Bernardes” a formanda em Engenharia de Alimentos Géssica Maria Lopes de Faria.

Receberam Medalha de prata Presidente Bernardes os formandos:

– Gabriela Sthefany Alves Silva, de Licenciatura em Educação Física;

– Germano Barcelos dos Santos, de Ciência da Computação;

– Anna Carolina Ribeiro de Barros, de Engenharia de Alimentos;

– Henrique Ribeiro Diniz, de Licenciatura em Matemática e

– Nicole Silva Gomes, de Tecnologia em Gestão Ambiental.

A cerimônia foi transmitida ao vivo e ainda pode ser vista pelo canal da UFVAs fotografias estão disponíveis neste álbum.

Fernanda Pessoa

Fotos: Daniel Sotto Maior